Concorrentes dos Paquetes Transatlânticos Subsidiados, os Navios Mercantes/Paquetes não Subsidiados, nacionais e estrangeiros, que tocavam nos nossos portos, também transportaram malas postais para a América do Sul, cujos portes eram bem mais económicos:
sobrescrito remetido de Mondim de Basto para o Rio de Janeiro, circulado em barco não subsidiado
franquia
CE 36 - 5 réis, tipo VIII, em papel liso e denteado 12 1/2
CE 40 - 25 réis (tira de 3, vertical), tipo I, em papel liso e denteado 12 1/2
franquia
CE 36 - 5 réis, tipo VIII, em papel liso e denteado 12 1/2
CE 40 - 25 réis (tira de 3, vertical), tipo I, em papel liso e denteado 12 1/2
Período: a partir 1 de Julho de 1853 a 30 de Setembro de 1870
As cartas eram franqueadas apenas com o porte territorial, de acordo com a tarifário interno em vigor.
As cartas eram franqueadas apenas com o porte territorial, de acordo com a tarifário interno em vigor.
Obs: Os destinatários pagavam o porte aplicável em cada país.
Período: de 1 de Outubro de 1870 a 30 de Junho de 1876
Até 10g inclusive - 80r
cada 10g ou fracção a mais - 80r
Obs: Deixou-se de pagar o porte territorial, enviando-se as cartas franqueadas com selos ou em dinheiro.
Período: de 1 de Julho de 1876 a 30 de Junho de 1877
Até 15g inclusive - 80r
cada 15g ou fracção a mais - 80r
Obs: As cartas continuaram a ser franqueadas com selos ou em dinheiro.
Período: a partir de 1 de Julho de 1877
Até 15g inclusive - 50r
cada 15g ou fracção a mais - 50r
Obs: Para os países aderentes da então denominada União Geral dos Correios, as cartas ou eram franqueadas ou seguiam porteadas, passando a ser admitido o registo (100 réis) que era pago conjuntamente com o respectivo porte, através de selos.
VIEIRA, Armando Mário O. (1983) Selos Clássicos de Relevo de Portugal. Porto: N.F.A.C.P.
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