1870/1876 – D. Luís I. Fita Direita, 25 réis, Papel Liso, Denteado 12 ½, Tipo VII.
Obliteração: Carimbo de Barras dito da 2ª Reforma, Nr. 169, de Coruche.
Este exemplar apresenta-se com falta da impressão de cor em duas zonas. Qual a origem da anomalia?
Não aparenta ser fenda do cunho: as ausências de relevo e mancha interior afastam-na por completo. Uma “raridade” com recurso a um produto químico (ácido)? No verso, nas áreas afectadas, o papel está limpo e sem auréolas. Há vestígios da obliteração sobre a mancha mais pequena e a tinta do carimbo não é oleosa... Com o recurso a um ácido, será possível obter este efeito, sem atingir minimamente a tinta da obliteração? No caso afirmativo – o que seria bastante preocupante –, então teríamos que por em causa muitos exemplares com variedades símiles…
Pessoalmente, inclino-me para a presença de corpos estranhos que se instalaram entre a folha e o cunho de serviço durante o processo de impressão.
Não aparenta ser fenda do cunho: as ausências de relevo e mancha interior afastam-na por completo. Uma “raridade” com recurso a um produto químico (ácido)? No verso, nas áreas afectadas, o papel está limpo e sem auréolas. Há vestígios da obliteração sobre a mancha mais pequena e a tinta do carimbo não é oleosa... Com o recurso a um ácido, será possível obter este efeito, sem atingir minimamente a tinta da obliteração? No caso afirmativo – o que seria bastante preocupante –, então teríamos que por em causa muitos exemplares com variedades símiles…
Pessoalmente, inclino-me para a presença de corpos estranhos que se instalaram entre a folha e o cunho de serviço durante o processo de impressão.
Têm outra opinião?
1 comentário:
Antes de ler o texto, olhando apenas para a imagem do selo, assaltou-me de imediato a ideia de que teria sido resídios de uma folha de papel ou outros que "apanharam" a tinta que falta na impressão.
LUCIANO
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