Carimbo comemorativo expressamente criado para obliterar a correspondência postal lançada no carro alegórico dos Correios e Telégrafos que participou no cortejo cívico, denominado também como cortejo do trabalho, das comemorações do 1. º aniversário da República. Esta marca é conhecida batida a preto e a vermelho.
Bilhete postal simples circulado internamente em Lisboa, com franquia mista composta por selo de 10 réis (CE 158) e outro da mesma taxa com sobrecargas REPUBLICA e ASSISTENCIA do Imposto Postal e Telegráfico (CE 1). A estampilha correspondente ao Imposto Postal era obrigatoriamente exigida em complemento do porte ordinário (excepto em jornais e publicações periódicas) em dias predeterminados, revertendo os valores apurados para o Fundo Nacional de Assistência.
Este bilhete postal, editado pela Tipografia "A Editora", apresenta como outra particularidade a "chancela" de Anselmo Braamcamp Freire, que à época presidia a Câmara Municipal de Lisboa.
Do mesmo grupo e com as mesmas características, também da mesma editora e com desenhos do artista Gilberto Renda, conhecemos mais dois postais ilustrados alusivos ao 1.º aniversário da República.
carro alegórico dos Correios e Telégrafos no cortejo cívico de 1911
Sem comentários:
Enviar um comentário