11 novembro 2017

Correio Aéreo (6)



Sintra (26.01.1937) -> Lisboa (27.01) -> Berlim (03.02)


Carta do correio registado, expedida por via aérea de Sintra para a Alemanha. A franquia apresenta um excesso de $31 de porte (1$75 correspondente ao 1° porte, 2$00 de prémio de registo e 1$75 de sobretaxa do encaminhamento por via aérea) e ainda a particularidade da seguinte marca.


Esta marca acessória informa que, devido a condições climatéricas muito adversas, este objecto postal não foi encaminhado no voo previsto num dos trimotores Junker JU90 na Linha aérea 22 da Lufthansa (Lisboa/Burgos/Marseille/Genève/Stuttgart) com ligações para Berlim e Londres. De facto, os jornais da época como o "Diário de Noticias", em reportagens consecutivas a partir do dia 25 de Janeiro de 1937, relatam violentos temporais mais acentuados no centro e sul do país, provocando inundações das pistas e consequente cessação de toda a actividade aeronáutica nas pistas da Granja do Marquês (Sintra) e de Alverca. Face aos transtornos causados pela interrupção temporária do serviço postal por via aérea prestado pela Aero Portuguesa e demais companhias estrangeiras que operavam a partir de pistas terrestres, foi utilizado excepcionalmente o aérodromo do Campo Militar de Espinho, como comprova a seguinte notícia publicada no "Diario de Lisbôa", de 2 de Fevereiro de 1937 (terça-feira).

Diario de Lisbôa, de 2 de Fevereiro de 1937 (terça-feira)

Porém, a marca de chegada aposta neste sobrescrito leva-nos a concluir que terá sido feita uma expedição excepcional de malas postais, pelo menos na véspera, contrariando a notícia deste recorte e de várias fontes filatélicas publicadas.





Sem comentários: