23 junho 2016

Correio de Bóias (1)


A localização geográfica das Ilhas dos Açores no Oceano Atlântico Norte fez deste Arquipélago um ponto fulcral e geoestratégico, crucial no aprovisionamento de matérias primas e de víveres a navios e aeronaves nas suas rotas transatlânticas. Com a evolução dos tempos, os vapores e navios foram adquirindo maior autonomia, seguindo as mesmas rotas mas sem a necessidade de tocarem os portos açorianos. Sem escalas, os passageiros e tripulantes, ainda a meio de viagens de dias/semanas, viram-se impossibilitados de enviar notícias pelo correio aos seus familiares e amigos antes de chegarem aos portos de destino. Levado à prática o velho adágio "A necessidade aguça o engenho", foi então implementado com regularidade o serviço privado de "correio de bóias" no mar dos Açores.   
CE 2731
Em traços gerais, estas balsas de madeira eram construídas nos navios, vulgarmente equipadas por uma lata e de uma haste com um galhardete de cor garrida.  A correspondência entregue ao comandante era depositada no interior da lata, acompanhada por dinheiro (normalmente em  moeda estrangeira, para pagamento dos respectivos portes) assim como de ofertas (bebidas, cigarros, chocolates, etc.). Depois de bem fechada e de avistados pescadores nas proximidades, eram emitidos sinais sonoros indicativos do lançamento da bóia ao mar. Recolhida, era entregue em terra ao guarda-fiscal que a abria e inspeccionava, tomando as diligências necessárias para o câmbio do dinheiro, lançamento da correspondência no correio, pagamento da quantia necessária para os portes e entrega aos pescadores do dinheiro remanescente assim como das restantes gratificações em géneros.
Existem objectos postais que provam que o encaminhamento de correio por bóias remonta  a 1910, tendo este perdurado até finais do séc. XX (1996).


Carta transmitida por bóia de correio lançada do M.S. "Hamburg", remetida de Ponta Delgada (25.07.1974) para a Alemanha por via aérea. 
Decomposição do porte (carta de formato normalizado com peso até 20g): 3$50 (porte simples) + 1$00 (sobretaxa do correio aéreo).


M.S. HAMBURG
Hapag-Lloyd



Bibliografia:

Sem comentários: