A localização geográfica das Ilhas dos Açores no Oceano Atlântico Norte fez deste Arquipélago um ponto fulcral e geoestratégico, crucial no aprovisionamento de matérias primas e de víveres a navios e aeronaves nas suas rotas transatlânticas. Com a evolução dos tempos, os vapores e navios foram adquirindo maior autonomia, seguindo as mesmas rotas mas sem a necessidade de tocarem os portos açorianos. Sem escalas, os passageiros e tripulantes, ainda a meio de viagens de dias/semanas, viram-se impossibilitados de enviar notícias pelo correio aos seus familiares e amigos antes de chegarem aos portos de destino. Levado à prática o velho adágio "A necessidade aguça o engenho", foi então implementado com regularidade o serviço privado de "correio de bóias" no mar dos Açores.
CE 2731 |
Existem objectos postais que provam que o encaminhamento de correio por bóias remonta a 1910, tendo este perdurado até finais do séc. XX (1996).
Carta transmitida por bóia de correio lançada do M.S. "Hamburg", remetida de Ponta Delgada (25.07.1974) para a Alemanha por via aérea.
Decomposição do porte (carta de formato normalizado com peso até 20g): 3$50 (porte simples) + 1$00 (sobretaxa do correio aéreo).
M.S. HAMBURG
Hapag-Lloyd
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