05 abril 2011

Restrições do Serviço Postal na Alemanha do Pós-Guerra



Porto (04.06.1946) -> Lisboa (05.06) -> Hamburg (Alemanha)

Sobrescrito de porte simples remetido via superfície do Porto para a Alemanha, apresentando cinta e marca de censura militar britânica.


Terminada a II Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em zonas de ocupação controladas pelos Aliados. Houve então necessidade de retomar, organizar e controlar (censura) o serviço de correio. O correio aéreo permaneceu suspenso por tempo indeterminado. Nos primeiros anos (1945-1947) foram impostas fortes restrições ao serviço postal:

1. Não era aceite correspondência registada;
2. Só eram aceites cartas ordinárias do primeiro escalão de peso (até 20g) e bilhetes postais não ilustrados;
3. O texto da correspondência acima indicada deveria ser de carácter puramente familiar, não sendo admitida correspondência comercial;
4. Não eram expedidas cartas e bilhetes postais dirigidos à Posta Restante;
5. Aceitavam-se cartas e bilhetes postais simples endereçados a Caixas Postais (apartados) desde que se indicasse, além do número da respectiva caixa, o nome do seu detentor;
6. Os sobrescritos não poderiam ser forrados nem apresentar quaisquer desenhos ou outras indicações além das seguintes, que eram obrigatórias:
     a. Nome e morada do remetente
     b. Nome do destinatário
     c. Localidade de destino
     d. Rua e número de polícia
     e. Província
     f. Alemanha

Nota: No endereço, recomendava-se a conveniência da indicação do número do território de encaminhamento postal e zona de ocupação, evitando-se assim eventuais atrasos na entrega da correspondência.

A carta supra apresenta as indicações da zona de ocupação, a estação de permuta internacional (Bonn-Transex) e o território de encaminhamento postal (24 = Schleswig-Holstein e Hamburg, um dos sete na zona de ocupação britânica).


 
Fonte: Guia Oficial dos CTT


Sem comentários: