12 abril 2011

Greve dos Correios de 1920 (2)



Braga (?) -> Guimarães (26.03.1920)
Bilhete-postal simples, datado de 25 de Março de 1920, remetido de Braga para Guimarães


Em 1881 o engenheiro francês Eugène Daguin concebeu e patenteou um croqui de uma máquina obliteradora para os correios. Depois de pequenas alterações nasceu mais tarde, em 1884, a famosa máquina obliteradora "Daguin" que se multiplicou e espalhou pelas estações postais em França, mantendo-se em serviço até 1963. A sua popularidade deveu-se à sua produtividade e à comodidade proporcionada aos seus operadores. Esta máquina tinha a particularidade de imprimir duas marcas em simultâneo: normalmente, um deles obliterava os selos e outro marcava o objecto postal de modo a facilitar a leitura da data e estação de origem, trânsito ou chegada.
Em Portugal parece que só foram encomendadas duas, utilizadas em 1919/20, em Braga e Coimbra. Esta última, montada só com um carimbo, encontra-se no Museu das Comunicações embora não se conheçam objectos postais com esta marca.

     
A de Braga, montada com um (?) ou dois carimbos (distam cerca de 3mm um do outro) teve uma escassa e intermitente utilização. Conheço-as sobre selos isolados, fragmentos e peças circuladas em três períodos:

    
Não é fácil qualquer leitura conclusiva sobre o que ocorreu. É deveras estranho a utilização da marca isolada sem datador em Março de 1920. Na greve dos correios ocorrida nesse mês e ano estará eventualmente a explicação. Mas antes, com a preciosa ajuda de alguns membros do fórum filatélico www.selos-postais.com elaborarei um apanhado dos selos e peças circuladas com estas marcas:

 

Depois de um curto período de utilização, teria a máquina avariado?
Durante o período de greve os carimbos teriam sido utilizados como recurso?
Uma vez desmontados da máquina, o bloco com o grupo datador não se fixava ao carimbo?
Se assim era, uma das peças com o grupo datador (móvel e autónoma do carimbo) ter-se-ia perdido e mais tarde, depois de reparada, a máquina voltou a funcionar com ambos os carimbos, com e sem datador?

Esta sequência de interrogações é apenas uma das leituras possíveis - duvido que alguém possa afirmar ou infirmar com segurança esta ou outra leitura. Continuando no campo da especulação e sem a mínima pretensão de conclusão definitiva, inclino-me para uma utilização manual de pelo menos um dos carimbos durante o mês da greve dos correios. A base de borracha da Daguin evitava a trepidação e os poucos selos que conheço com marcas isoladas e sem datador encontram-se mal batidas e um pouco esborratadas, indiciando uma batida manual. 
São apenas indícios, eu sei, mas...

     

Sem comentários: