21 setembro 2015

Ceres c/ Sobretaxa: variedades não catalogadas (4)



No catálogo "Portugal Ceres - Variedades de Cliché", no selo CE 255 está catalogada a seguinte variedade de cliché, em denteado 12 x 11½  e nos papéis liso, acetinado e pontinhado vertical.

 
CE 255 - papel pontinhado vertical - denteado 12 x 11½
VC XI

Esta variedade advém de vários clichés na mesma folha. Devido às diferentes composições dos clichés nas "chapas" (limpeza, diferente número de selos por folha...) esta variedade surge em várias posições de cada folha, e é uma das mais comuns.
É também conhecida sobre a emissão sobretaxada (CE 463 - 15C s/ 25C), no mesmo denteado e papéis. Uma primeira incongruência resulta do facto deste selo não estar referenciado em papel pontinhado vertical no catálogo especializado.

Sobre este mesmo selo, está catalogada uma outra variedade de cliché.

VC XVII

Acontece, porém, que a reprodução desta variedade de cliché não é fiel, pois este pormenor está constantemente associado a outros. A reprodução infra deveria corresponder à VC XVII e, para além do papel liso em que está catalogado, é conhecida também sobre selos em papel acetinado.
 
 
Embora esta última variedade de cliché não esteja catalogada no selo sobretaxado, ela existe, pelo menos, em papel acetinado.

CE 463 - papel acetinado - denteado 12 x 11½


Os selos com a "mancha" acima da foice mereceriam nova observação visto que esta particularidade está presente em ambas variedades de cliché, o que poderá dar origem a uma incorrecta identificação.



Bibliografia:
MOTA, J. M. da; VIEIRA, Armando Mário O. (1992) Portugal Ceres / Variedades de Cliché



Sem comentários: