08 setembro 2015

Serviço Postal de Campanha (1)


Em Portugal, o documento com as "Instruções para o Serviço Postal em Campanha" foi aprovado por Portaria de 14 de Dezembro de 1912.


Porém, na prática, a criação deste serviço postal próprio não viria a ser prontamente constituído devido às suas disposições que estavam desenhadas para operações militares em território nacional continental, insular e ultramarino, e porque o tempo não urgia, o serviço postal continuou a ser prestado por civis. Só após a declaração de guerra apresentada pela Alemanha ao governo português em 9 de Março de 1916, é que viria a ser organizado e implementado o serviço postal de campanha.


Manobras em Tancos
O primeiro serviço postal em campanha foi experimentado durante a presença da Divisão de Instrução nas manobras militares realizadas em Tancos (cerca de três meses) desempenhado por funcionários telégrafo-postais militarizados que no terreno se ocuparam do manuseamento de toda a sua correspondência expedida e recebida, estando identificados dois carimbos nas operações de obliteração e marcação.


Tancos I                                           Tancos II

características das marcas e período de utilização
carimbos circulares datados com ø 32 mm, conhecidos batidos a preto
utilização conhecida entre 5 de Maio e 15 de Agosto de 1916


Manobras em Torres Vedras
Mais tarde, como reforço das operações militares efectuadas pela Divisão de Instrução em Tancos, em 1 de Outubro de 1916 foi mobilizada e concentrada no Cacém a Iª Divisão Militar, realizando manobras que decorreram nas linhas Torres Vedras. Estas operações tiveram a duração de cerca de dois meses e, tal como acontecera com os exercícios em Tancos, foi montado um serviço postal próprio para tratamento da correspondência, munido de um carimbo particular.


Cacém I

característica da marca e período de utilização
carimbo circular datado com ø 30 mm, conhecido batido a preto
utilização provável entre 1 de Outubro e 31 de Novembro de 1916


Há ainda a registar o facto de os militares mobilizados nestas duas manobras não terem gozado de isenção de franquia na correspondência expedida.

 

Bibliofrafia:
Ordem do Exército n° 15 (1913) Colecção das Ordens do Exército do Ano de 1912 (1ª série). Lisboa: Imprensa Nacional.
SANCHES, Armando Bordalo (1986) Portugal na Grande Guerra – Os Primeiros Carimbos do Serviço Postal Militar. Catálogo do Salão Internacional de Filatelia "Europex86". Lisboa.


Sem comentários: