13 setembro 2014

Correio Aéreo Acidentado



Lobito (07.05.1948) -> Libenge (26.05) -> Londres


A carta supra foi remetida de Angola para Inglaterra por via aérea, encaminhada em aeronaves da DTA (Divisão dos Transportes Aéreos, da Direcção dos Serviços de Portos, Caminhos-de-Ferro e Transportes de Angola), numa primeira fase na rota interna Lobito–Luanda e, posteriormente, na rota internacional Luanda-Leopoldville (ex-Congo Belga).

Na etapa seguinte, foi encaminhada pelo Douglas DC4-1009 com matrícula OO-CBE da SABENA (Société Anonyme Belge d'Exploitation de la Navigation Aérienne) na sua carreira Leopoldville-Bruxelles. A aeronave descolou às 08:05h do dia 13 de Maio de 1948, estando prevista a sua chegada às 09:00 do dia seguinte ao aeroporto de Melsbroeck, em Bruxelas.


Douglas DC4 -1009 (00-CBE)

 

Infelizmente, este voo não chegaria ao seu destino. Devido a forte intempérie, o aparelho viria a despenhar-se numa floresta próximo da povoação de Magazine, a cerca de 25 km a sul do aeródromo de Libenge onde estava programada uma das suas escalas técnicas.

bilhete postal



recortes de jornais da imprensa belga francófona sobre este trágico acidente:
http://www.greindl.be/documents/GerardExtraitAccident.pdf



Uma grande parte das encomendas e correspondências postais perdeu-se no incêndio que deflagrou. Os objectos postais recuperáveis foram transmitidos aos seus destinatários sendo marcados com o carimbo datado de Libenge e aposta uma marca expressamente criada para o efeito (ACCIDENT AVION SABENA / AVONS LAISSER POURSUIVRE / VERS LEURS DESTINATIONS) para justificar o atraso na entrega, a eventual danificação e a sua abertura/fecho.




existe uma variante desta marca, provavelmente do mesmo carimbo com ligeiras alterações:
n de Avion desnivelado; separação de palavras e expressão no singular na terceira linha.




webgrafia:

Sem comentários: