06 agosto 2008

O Mensageiro do País



 
Creio que foi Goethe que um dia afirmou que os coleccionadores são as pessoas mais felizes. Eu diria: De todos os coleccionadores, o mais feliz é sem sombra de dúvidas, o Filatelista.
Há cerca de um mês, adquiri na eBay este selo. Não fora a marca azul, estaríamos em
presença de um “banal” fragmento. 
Movido pela curiosidade e pelo facto de não ser muito comum a presença de marcas estrangeiras apostas sobre os selos das emissões de Borja Freire, - o 31 de Dezembro não pesou -, sem loucuras, lá o consegui adquirir.
Na altura, depois de apressada observação, pensei que seria LANDROTE, mas quando chegar logo se verá – Pensei eu para mim. Entretanto, não resisti em pesquisar para tentar identificar o carimbo. Na Net, todas as pesquisas encaminhavam-me para a Suíça, região do Valais/Wallis/Vallese, mas para uma qualidade de vinhos… Nada convencido, ao fim de prolongadas observações ao carimbo, ocorreu-me LANDBOTE, e… Eureka! As pesquisas encaminhavam-me para variadíssimos jornais de língua germânica e, também, para a filatelia/marcofilia alemã: um carimbo do Reino de Hannover (que viria a ser agregado à Prússia em 1866), utilizado nos períodos pré e pós filatélico.

Landbote = Mensageiro do País
 
Numerosas localidades rurais pertenciam ao distrito postal de Hannover, cuja entrega/expedição postal estava assegurada por carteiros rurais (posta rural?). Lauenau encontrava-se na rota de um destes carteiros. Correspondência entregue pelos carteiros rurais foram marcadas/ obliteradas com o carimbo da localidade na qual a carta era remetida bem como com o carimbo circular datado LANDBOTE com indicação do dia, mês e hora (abreviada com um M ou um N) - provavelmente Morgen (manhã) e Nachmittag (tarde), respectivamente.

Carta enviada para Wennigsen. Cálculos do porte a cobrar: Distância: escalão 2 (entre 2 e 4 milhas) = 9 Pfennig; Peso: escalão 2 (entre ¾ e 1 Loth) = escalão do porte 9x 1,5 = 13,5 Pfennig, arredondado por excesso 14 Pfennig = 1 Gutegroschen e 2 Pfennig. A carta oficial tem a marca manuscrita 1 (Ggr.). 2 (Pfennig). Carimbo nominativo de LAUENAU + marca manuscrita “31/5”, carimbo datado LANDEBOTE com indicação do dia, mês e hora (1/6/N).
 
Carta que acompanhou uma encomenda para Ahlen, datada de 21 de Março de 1841. 
A base da identificação do porte é a tabela de portes de 1 de Julho de1834: peso da carta = 1 Loth (taxa x 1,5); peso da encomenda = 1 ¼ libras (taxa x 5) = 6 Ggr.
Carimbo nominativo de LAUENAU com marca manuscrita “21/3”, carimbo datado LANDBOTE com indicação do dia, mês e hora (23/3/M) carimbo de trânsito de Hannover no verso.

Carta oficial (não isenta de franquia) circulada no interior do Reino de Hannover, de Lauenau para Hannover.
Taxa de uma carta até 1 Loth (ex.) 1 Gutegroschen (selo preto/verde – com filigrana). Carimbo datado de duplo círculo LAUENAU, 13 Fevereiro (cor: azul) + carimbo datado LANDBOTE (14/2/N). No verso carimbo datado de trânsito datado de 14 de Fevereiro.
 
Carta circulada no interior do Reino de Hannover, de Lauenau para Hannover.
Taxa de uma carta até 1 Loth (ex.) 1 Gutegroschen (selo preto/verde – com filigrana). Carimbo datado de duplo círculo de LAUENAU (azul) de 30 de Agosto + carimbo datado LANDBOTE
com indicação do dia, mês e hora (30/8/N). Carimbo datado de trânsito de 30 de Agosto no verso.


webgrafia:  


1 comentário:

Anónimo disse...

Bom artigo!!